sábado, 8 de fevereiro de 2014

E ficou pronta a primeira fixa!

Demorei tanto para atualizar o blog que a bike ficou pronta. Nem andei nela ainda, acabei de pegar.

Resumindo então foi mais ou menos esta sequência:

Comprei um cubo dianteiro, o primeiro que apareceu na verdade. Pro V Tec, é o que está escrito nele. Deve ser a marca, imagino. Ainda estou tentado converter um Shimano XT, mas vai dar um pouco mais de trabalho e vai ficar para a próxima bike, cujo projeto está ainda no início. Foi bem fácil trocar o eixo, e seguindo as intruções do Bike Fixa Brasil fiz a conversão e o reespaçamento, que é necessário devido ao comprimento menor do cubo dianteiro. Segui o esquema de anotar as medidas no papel e o procedimento ficou bem fácil.


Outra escolha foi o movimento central. Acabei usando um pedivela Pro X, de BMX ao invés do tradicional Sugino. Optei por ele por ser forjado, de melhor qualidade. Só que o que me apareceu era de 175mm, portanto 1cm mais longo do que o recomendado para este tipo de bike. E consequentemente 1cm mais perto do chão e dos tombos. Isso acabou influenciando na escolha das rodas e pneus. Mudei os planos de usar aros 700c e usei os tradicionais 27, medidas original usada neste tipo de quadro, que são ligeiramente maiores que os 700 e com pneus também mais altos. São Vzan Aero C10. A desvantagem é que nesta medida não há muitas opções de pneus. Mas aí entra outra questão, o uso pretendido para esta bike. Meu objetivo para ela é usá-la na cidade e como meio de transporte. A próxima terá uma vocação um pouco mais esportiva. Sendo assim, não preciso de pneus de alto desempenho e os Kenda nessa medida são para no máximo 80psi, o que deixará a bike bem confortável e me devolve com sobra o 1cm a mais do pedivela. A foto abaixo é do movimento central instalado, como se vê, o padrão é ISIS. Ganhei um de um primo ciclista e veio a calhar.



Vista do quadro com o cubo e o movimento central instalados:



Aqui finalmente a bike pronta. Usei um adaptador simples para a mesa. Ela e o guidão também são básicos. Mesa High One e guidão Venzo. Tenho um Deda Newton parado, mas deixei para a próxima fixa, na qual o peso será mais cuidadosamente planejado. Outra escolha pessoal foram os freios. Tanto traseiros quanto dianteiros. Nunca andei de fixa e tenho filhos a criar, portanto, sem chance de ficar me esborrachando por aí em experiências ciclísticas. Usei uns manetes que eu já tinha de uma antiga speed que fiz um upgrade. São trocadores Sora 8v. Retirei os cabos de câmbio e usei como manetes de freio apenas. Espero que fiquem bem confortáveis para pedalar em pé. As pinças são as mais básicas de alumínio, típicas das antigas C10. Não são grande coisa, mas se não funcionarem a contento depois penso noutra solução. Por enquanto minha prioridade é pedalar logo.

Depois que tiver minhas primeiras impressões, posto aqui. O que percebi até o momento que montar uma fixa é um processo bastante interessante e cheio de variáveis. Não há regras, apenas muitos caminhos.

7 comentários:

  1. Não é aquele ferro-velho virou mesmo uma bike !!!??? Não apostava nem uma câmera de ar velha. ;-)

    Massa, parabéns !!! Só que vc precisa mudar essa frente... está descaracterizando a bike. Precisa baixá-la, tirar as manetes e deixar uma só manetinha clássica, pra um só freio. Suas preocupações com segurança ainda serão atendidas, e a bike vai ficar mais com cara de "pure fixe" !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Léo!
      Vou inverter, cortar e transformar em um mini bullhorn. E pegando um pouco mais de segurança, tiro o freio traseiro. Vou também dar um limpada no visual, tirar os adesivos escandalosos das rodas.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,

      A bike ficou legal. O Léo tem razão, O freio dianteiro é suficiente, o importante é de tempos em tempos voce checar se o freio está OK.. Cuidado nas curvas e lombadas com o pedivela de 175 mm. Abs, MF

      Excluir
    2. Obrigado pelo comentário, MF!
      Abraço!
      Paulo

      Excluir
  3. olá boa noite, espero não incomodar gostaria de saber que marcas me indicam comprar de Movimento central, cubo, pinhão e lockring pra meter o loco em skids sem ter o risco de ficar os pedaços da bike no chão? e se é melhor o pinhão com lockring ou parafusado mesmo! obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá. Tudo bem?

    Gostaria de saber se você fez algum tipo de adaptação para o movimento central.

    ResponderExcluir