sábado, 7 de dezembro de 2013

Convertendo o quadro de Monark 10 para fixa: o problema do movimento central.

Com a ajuda de uma amiga, que habilmente restaurou uma Rural 1969, o quadro passou por uma recuperação. Foi completamente lixado e está indo para a pintura. Descobri nesse processo um detalhe. Os seat stays haviam sido soldados em alturas diferentes, em quase 1cm, o que resultava em um desalinhamento entre o eixo traseiro em relação a caixa do movimento central. Isso foi resolvido refazendo a solda na posição correta.

O problema do movimento central na Monark, é que estes quadros são construidos com uma caixa sem rosca de 45mm. Isso dificulta o processo, pois pretendo usar um movimento central com eixo de ponta quadrada com rosca inglesa padrão. Este padrão permite usar um pedivela de BMX que terá um custo-benefício bom, visto que a idéia é construir uma bike fixa de baixo custo mas que seja razoavelmente eficiente.

 AQUI, no Bike Fixa Brasil, o autor dá uma explicação super detalhada das opções para solucionar este problema. Acabei optando pela que me veio a mão mais facilmente, embora não seja a mais econômica. Ganhei de um primo ciclista um adaptador para converter caixas BB30 em rosca inglesa.
É este abaixo, da FSA. Porém não é vendido no Brasil. Dei um pesquisada recente e encontrei na Amazon por USD 16,65. Mesmo assim, é preciso outra adaptação, visto que o diametro externo deste adaptador ainda é um pouco menor que os 45mm da caixa original da Monark.









Sendo assim, levei a um torneiro, que providenciou a instalação no quadro, colocando anéis adaptadores de alumínio que foram inseridos sob pressão e colados com cola para rolamentos. Isso ainda terá que ser posto à prova, para confirmar que vai aguentar o torque da fixa.

Ressalto que não optei por utilizar a solução de soldar um tubo com rosca, apenas porque este adapatador me veio a mão. Acredito que o melhor resultado em termos de segurança seja o tubo soldado.
Abaixo pode-se observar um exemplo desta adaptação.


Foto adapatada do blog Bike Fixa Brasil


Depois de instalado o adaptador, ficou assim:

















E aí está o quadro, já lixado, com o adaptador e pronto para a pintura :



Depois de pintado, posto mais fotos.


5 comentários:

  1. Olá,

    Ficou boa essa adaptação do tubo FSA na Monark. Provavelmwnte vai aguentar o torque se foi colocado com bastante pressão. Caso solte ou ocorra folga fica a sugestão de pinar os aneis e o tubo com parafusos alllen sem cabeça e depois dar um pingo de solda TIG para fixá-los permanentemente. Ats, MarchaFixa

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  2. olá! gostaria que vc deixa-se um post sobre as peças utilizadas para reconstrução da monark 10, eu tenho um quadro em casa e não sei por onde começar. adorei o blog. grande abraço

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  3. Boa dia ! Tá vendendo esse adaptador ?

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